Rigor acadêmico, qualidade e segurança. Certificação ISO 9001:2015

Desde 1979, selecionando e avaliando os mais bem preparados candidatos de todo o Brasil.

ÁREA DE ATUAÇÃO

As principais atividades da VUNESP estão divididas em três partes: Concursos, Vestibulares e Avaliações.
Ao longo dos seus quase 40 anos de existência, foram realizados pela Fundação cerca de 2.700 projetos, totalizando mais de 43 milhões de inscritos.

Concursos

A Vunesp realizou seu primeiro concurso em 1988. Desde então, já foram executados aproximadamente 2 mil concursos dos quais participaram cerca de 18 milhões de candidatos.
Há órgãos que contratam a Vunesp há décadas para realizar os seus concursos e processos seletivos, tais como o Tribunal de Justiça de São Paulo, a Secretaria da Educação/SP, a Secretaria da Administração Penitenciária/SP e a Polícia Militar/SP.

Ainda que a maioria dos concursos seja para órgãos paulistas, a Fundação realizou grandes projetos em outros estados, como os concursos para os Tribunais de Justiça do Mato Grosso, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Pará e Rio de Janeiro, o Ministério Público do Espírito Santo, a Polícia Civil do Ceará, entre outros.

Alguns de nossos Clientes

A Vunesp realizou neste século mais de 50 concursos para o Tribunal de Justiça/SP, com número de inscritos superior a 2 milhões. Além do TJ paulista, outros Tribunais de Justiça já realizaram concurso com a Vunesp recentemente, como os de Santa Catarina, Rio de Janeiro, Mato Grosso, Pará e Mato Grosso do Sul.

A Polícia Militar é outro órgão com muitos projetos feitos pela Vunesp, 30 na última década, com mais de 1 milhão de inscritos e destaque para a grande concorrência da Academia de Polícia Militar do Barro Branco, com 216 candidatos por vaga (28.321 inscritos para 131 vagas) para ingresso em 2017.

O Ministério Público/SP também já contratou a Vunesp para avaliar mais de 300 mil candidatos em cerca de 20 concursos, o mais recente para 60 mil candidatos a oficial de promotoria.

Outros importantes órgãos fazem ou fizeram recentemente concurso com a Vunesp, entre eles prefeituras como a da capital e de cidades como Guarulhos, Marília, Mogi das Cruzes, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, São Bernardo do Campo, São Carlos, São José do Rio Preto, São José dos Campos e Sorocaba.

Tipos de Provas

A Vunesp está preparada para aplicar toda a diversidade possível de provas para seleção de candidatos em concursos públicos, desde teste de aptidão física e avaliação psicológica a provas práticas para carreiras como guarda-vida, motorista de caminhão, calceteiro, coveiro, esgoteiro, carpinteiro, eletricista, pintor, mecânico, marceneiro, soldador, operador de máquinas para motoniveladora, pá carregadeira, retroescavadeira hidráulica e trator agrícola, usando os exemplos de provas feitas recentemente.

A Vunesp está preparada para aplicar provas para todas as necessidades. Se desde o século passado as aplicações de provas já contemplavam cadernos de questões ampliados ou em braille, há algum tempo a Fundação oferece o acompanhamento de um intérprete de Libras.

Vestibulares

Entre os vestibulares, a Vunesp vinha de uma grande temporada em 2016, com 49 vestibulares realizados para 317 mil inscritos, mas obteve em 2017 a maior marca de sua história, iniciada em 1979: 55 exames num ano, com mais de 330 mil candidatos para instituições particulares e públicas, entre elas a Unesp, além da Universidade do Estado do Amazonas, da UFSCar, da Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto (Famerp), da Faculdade de Medicina de Marília (Famema) e da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

A impressão da prova da Unesp é feita na própria gráfica da Vunesp, com segurança pra mais de 107 mil candidatos da primeira fase e mais de 45 mil em dois de prova na segunda fase. Segurança, lisura e respeito ao cronograma são fundamentais para a Vunesp atender os seus clientes e concluir seus projetos com a excelência de sempre, fazendo muitos projetos simultaneamente, como no caso dos vestibulares, sempre aplicados num mesmo período do ano, a maior parte no final do segundo semestre.
Cada vestibular tem suas próprias peculiaridades, sempre de acordo com o perfil de cada instituição de ensino, dos cursos que oferece e do perfil dos alunos que ela busca. A Vunesp elabora uma prova de acordo com as diretrizes de cada vestibular.
O exame de ingresso na Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, por exemplo, tem um processo de provas distinto para os cursos de Enfermagem e Fonoaudiologia, com um dia de prova, em relação ao modelo para o curso de Medicina e seus dois dias de exame para selecionar 120 candidatos num universo de quase 7 mil pessoas.
A Vunesp possui estrutura e capacidade para aplicar um vestibular como o da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) em 62 cidades do Amazonas e com dois modelos, o exame de ingresso para mais de 40 mil candidatos e o Sistema de Ingresso Seriado para mais de 35 mil inscritos.

Avaliações

Na área de avaliação em larga escala, destacam-se as aplicações do Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (Saresp) e do Sistema Paraense de Avaliação Educacional (SisPAE).
Em 2016, foi firmada uma parceria com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) para a elaboração do Exame Nacional de Revalidação dos Diplomas Médicos (Revalida) e da Avaliação Nacional Seriada dos Estudantes de Medicina (Anasem), importantes exames de abrangência nacional.

A Vunesp acumula também experiências com programas de avaliação no Senai e no Sesi, exames para a Ordem dos Advogados do Brasil e para ingresso na residência médica em várias instituições.

Saresp

A Secretaria da Educação/SP, um dos clientes mais antigos entre os das avaliações realizadas pela Vunesp, registra números impressionantes: 12 milhões de pessoas avaliadas nas provas do Saresp ou selecionadas em concursos de promoção ou ingresso, especialmente neste século. Só o Saresp é responsável anualmente por uma aplicação de prova para mais de 1 milhão de alunos em todas as regiões das 645 cidades do Estado de São Paulo

Abrangência em outros estados

Criado em 2013 pela Secretaria de Educação do Pará, o Sistema Paraense de Avaliação Educacional (SisPAE) já teve suas provas aplicadas pela Vunesp para mais de 2 milhões de alunos nestes 4 anos. A última edição teve aplicação de prova para mais de 600 mil alunos em todas as 145 cidades paraenses.

Contratação para a maior avaliação do país

A Vunesp foi responsável pela correção das redações produzidas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2017, com 7,6 milhões de inscritos. Entre a aplicação da prova e a publicação do resultado, a equipe responsável pelo trabalho executado em todo o País realizou em 60 dias a tarefa planejada durante o ano inteiro. Milhares de corretores foram selecionados, treinados e supervisionados para que o trabalho mantivesse o padrão que fez com a Vunesp fosse contratada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, o Inep, para a avaliação mais importante do Brasil.