Agronomia Fisioterapia
Ciências Biológicas Fonoaudiologia
Ciências Biomédicas Medicina
Ecologia Medicina Veterinária
Educação Física Nutrição
Enfermagem Odontologia
Engenharia Florestal Terapia Ocupacional
Farmácia-Bioquímica Zootecnia

Estudar a vida, em todas as suas vertentes, seja nas profundezas do mar ou no mais alto pico de montanha, no interior das florestas tropicais ou nas calotas polares, à luz de um microscópio em ensaios laboratoriais, desvendando seus mistérios, é tarefa laboriosa e gratificante do profissional da área de Ciências Biológicas.
A Unesp oferece aos seus alunos, em várias de suas unidades universitárias, cursos da área de Biológicas, com todos os recursos tecnológicos da era moderna, laboratórios bem equipados, além de profissionais capacitados, todos com títulos de pós-graduação, para atender à formação dos profissionais da área do século XXI.
O conhecimento teórico é acompanhado de práticas de campo e de laboratório, levando o acadêmico a compreender melhor a vida, da molécula ao mais complexo dos seres, e suas relações com o meio ambiente. A formação atende também a uma das vertentes mais promissoras da área de Biológicas, ou seja, a de atuar como perito e analista ambiental, emitindo laudos técnicos e pareceres para satisfazer demandas da Justiça ou contribuindo com a elaboração de Estudos do Impacto Ambiental – EIA e de Relatórios de Impacto do Meio Ambiente – RIMA.
É tarefa do profissional da área de Biológicas a formulação e elaboração de estudos, projetos ou pesquisa científica básica e aplicada, nos vários setores da Biologia e áreas correlatas, bem como nos que se relacionam com a preservação, o saneamento e o melhoramento do meio ambiente. Presta também consultoria a empresas, fundações, sociedades e associações de classe, entidades autárquicas, privadas ou do setor público, no âmbito de sua especialidade.
Estudar nos cursos da área de Biológicas da Unesp faz-nos sentir mais próximos dos grandes nomes das ciências naturais, como Darwin, Lineu, Cuvier, Lorenz, Lutz, Bokerman e tantos outros, com a possibilidade de repetir grandes feitos. O perfil do profissional da área assegura-lhe importante papel de formador de opiniões, seja como professor, empresário ou pesquisador em todas as suas vertentes.

Arif Cais é biólogo, professor aposentado e voluntário junto ao Departamento de Zoologia e Botânica do Câmpus da Unesp de São José do Rio Preto.