Criada em 1976, a UNESP vem se consolidando como uma das principais universidades brasileiras. Nesse processo, a seleção dos alunos é item de fundamental importância. Somados os dois últimos exames (o de dezembro de 2005 e o de julho de 2006), 102.154 candidatos concorreram a 6.879 vagas para os 168 cursos de graduação que a UNESP oferece.
Além desses dados expressivos, o vestibular da UNESP prima pela qualidade. Nesse sentido, um dos principais aspectos é a sua realização em uma única fase. Essa estratégia contribui para diminuir o desgaste do candidato, que anualmente enfrenta uma verdadeira maratona de vestibulares.
Na UNESP, em três dias o candidato realiza as provas necessárias para sua avaliação. A primeira prova é a de Conhecimentos Gerais, composta de 84 questões de múltipla escolha que abrangem todas as disciplinas obrigatórias do ensino médio. A segunda é a de Conhecimentos Específicos, com 25 questões discursivas voltadas para a área de opção do candidato – Biológicas, Exatas ou Humanidades. Por fim, no terceiro dia é a vez da prova de Língua Portuguesa, comum aos candidatos de todas as áreas, composta por dez questões discursivas e por uma dissertação.
Outra característica importante do vestibular da UNESP é que não há indicação de lista de livros. “Consideramos que o conhecimento adquirido durante o ensino médio é suficiente para a realização das provas que aplicamos”, afirma Fernando Dagnoni Prado, diretor acadêmico da Vunesp – Fundação para o Vestibular da UNESP –, entidade responsável pelos exames (leia entrevista).
Desde o Vestibular 2000, a UNESP adota as notas do Enem – Exame Nacional de Ensino Médio – como subsídio para a avaliação da prova de Conhecimentos Gerais. Mas é o candidato quem decide, no ato do preenchimento da ficha de inscrição, se a nota será utilizada. Ainda assim, isso só acontece quando ela for superior ao desempenho do candidato na prova de Conhecimentos Gerais. Criado em 1998, pelo Ministério da Educação, o Enem objetiva avaliar e aperfeiçoar o ensino médio.