Campus Sede – Rua dos Estudantes, 225 – Parque Iracema
CEP 15809-144 – Catanduva – SP
Site: www.fundacaopadrealbino.org.br ou www.fipa.com.br ou www.fameca.br
E-mail: secretaria.fameca@fipa.com.br
Fone: (17) 3311-3222 - Fax (17) 3311-3225

Diretor Geral: Dr. Nelson Jimenes
Coordenadora do Curso de Medicina: Dra. Terezinha Soares Biscegli
Mantenedora: Fundação Padre Albino

Histórico
A Fundação Padre Albino, fundada em 27.03.1968, é legado espiritual, moral e social do Monsenhor Albino Alves da Cunha e Silva (*1882 +1973). Trata-se de entidade sem fins lucrativos, situada na cidade de Catanduva, SP, mantenedora das Faculdades Integradas Padre Albino.

O marco inicial do ensino superior na Fundação Padre Albino deu-se com a criação da Faculdade de Medicina de Catanduva (FAMECA) em 1969, com o objetivo de ampliar recursos humanos na assistência médica na região. Após a FAMECA, surgiram a Faculdade de Administração de Empresas em 1972 e a Escola Superior de Educação Física e Desportos de Catanduva em 1973. Em 2000, foi criada a Faculdade de Enfermagem de Catanduva e, em 2002, o curso de Direito, este instalado nas dependências da então Faculdade de Administração de Empresas de Catanduva. Recentemente, entre 2010 e 2011 foram criados os cursos de Biomedicina, Engenharia de Produção, Educação Física (Bacharelado) e Pedagogia. Na área de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio, a Fundação Padre Albino mantém o Colégio de Aplicação.

A FAMECA está instalada no Hospital-Escola Emílio Carlos, município de Catanduva. Em abril de 2007, a FAMECA e outras Faculdades da Fundação passaram à denominação de FACULDADES INTEGRADAS PADRE ALBINO (FIPA).


Missão
A Missão do Curso de Medicina é formar profissional qualificado para prestar assistência médica de qualidade, atuar na promoção da saúde, na prevenção das doenças e na reabilitação dos indivíduos doentes, dentro de preceitos éticos, morais e humanísticos, visando atender às necessidades de saúde dentro da realidade social do país.


Informações sobre a Instituição
O ato normativo de transformação das Faculdades da Fundação em FACULDADES INTEGRADAS PADRE ALBINO deu-se pela Portaria MEC/SESu nº 301, de 11.04.07.

As FACULDADES INTEGRADAS PADRE ALBINO possuem dois campi em Catanduva: o Campus Sede, à Rua dos Estudantes, 225, Parque Iracema, onde funcionam os cursos de Medicina, Enfermagem e Educação Física, e o Campus I, à Rua Seminário 281, Bairro São Francisco, onde funcionam os cursos de Administração e Direito.

Os cursos têm proposta pedagógica de articular o ensino, a pesquisa e a extensão de forma crítica e reflexiva. Espaços de conveniência, instalações modernas de laboratórios de ensino e de informática, bibliotecas com acervo especializado na área da saúde, educação e ciências humanas, ambientes específicos para o aprendizado de práticas jurídicas e empresariais, da área da saúde e do esporte e do lazer, fazem parte do contexto acadêmico e administrativo vivenciados pelos alunos dos cursos oferecidos pelas Faculdades Integradas Padre Albino.



Informações sobre o curso

O curso de medicina teve seu reconhecimento renovado através da Portaria MEC nº 56, DOU de 13.01.06. Promove o ensino, interagindo com a extensão e a pesquisa. Está integrado à comunidade local e regional, prestando serviços de ensino e assistência médica hospitalar e ambulatorial de qualidade em seus dois Hospitais Universitários e na atenção básica nas Unidades Básicas de Saúde, em parceria com a Secretaria de Saúde do município de Catanduva. Desenvolve diversos projetos sociais na comunidade local, em escolas de ensino fundamental e médio, creches e asilos, e em comunidades da Amazônia, em parceria com o NAPRA - Núcleo de Apoio à Comunidade Ribeirinha do Amazonas (www.napra.org.br). Possui programa de pesquisa institucionalizada, com projetos individuais e projetos vinculados à FAPESP, envolvendo crescente número de docentes e acadêmicos na iniciação científica, pesquisa e produção científica.

A Biblioteca, especializada na área de saúde, mantém acervo aberto e informatizado, disponibilizando consulta e reservas via internet. Dispõe de recursos humanos qualificados para disseminar informações aos usuários sobre acesso a bases de dados nacionais e estrangeiras para pesquisas científicas.


Laboratórios do Campus Sede:
-- Laboratórios de Ciências Morfológicas, compreendendo setores de Anatomia, Embriologia, Histologia e Patologia
- Laboratórios de Ciências Fisiológicas, compreendendo setores de Biofísica, Bioquímica, Farmacologia, Fisiologia, Fisiologia Respiratória, Avaliação Física, Neurociência
- Laboratórios de Ciências Biológicas, compreendendo setores de Microbiologia, Imunologia, Parasitologia e Citogenética
- Laboratório de Técnica Operatória
- Laboratórios de Enfermagem, compreendendo 1 -Simulação de Procedimentos de Enfermagem, e 2- Semiologia e Semiotécnica
- Laboratórios de Informática
- Unidade Didática e de Pesquisas Experimentais
- Laboratório de Habilidades em Emergências Médicas
- Laboratório de Investigação em Medicina Intensiva
Instalações para práticas de esporte, lazer e educação física
- Sala de Ginástica e Dança
- Sala de Musculação
- Quadras poliesportivas

Instalações especiais no Campus Sede:
- Restaurante Universitário
- Cantina
- Posto bancário
- Estacionamento amplo
- Acessibilidade a portadores de necessidades especiais

Instituições de Saúde
Na área da saúde, a Fundação Padre Albino mantém os Hospitais “Padre Albino” e “Emílio Carlos”, ambos certificados como Hospitais de Ensino pelo MS-MEC e estão inseridos no sistema de saúde da microrregião de Catanduva, que conta com 18 municípios.

O Hospital-Escola Padre Albino é de referência regional. Atualmente, sua capacidade é de 209 leitos operacionais, com 156 disponibilizados ao SUS (75%). Suas unidades básicas incluem enfermarias de Clínica Médica, Cirurgia, Pediatria, Maternidade. Dispõe de Centro Cirúrgico, Centro Obstétrico, Unidade de Terapia Intensiva Neonatal, Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica, Unidade de Terapia Intensiva de Adultos, Unidade de Tratamento de Queimados, Unidade de Urgência e Emergência. O Hospital possui Centro de Diagnóstico por Imagem com serviços de radiologia convencional, ultrassonografia, ecocardiografia, tomografia, ressonância magnética, e medicina nuclear; Unidade de Hemodiálise, serviços de hemodinâmica, endoscopia, banco de leite materno e agência transfusional; está credenciado como de alta complexidade nas áreas de ortopedia, urgência e emergência, parto de alto risco, neurocirurgia, oncologia clínica, medicina intensiva (neonatal, pediátrica e adultos), tratamento de queimados, terapia renal substitutiva e transplante de córnea. Participa das políticas prioritárias do SUS como Hospital Sentinela, Gestação de Alto Risco, atendimento às Urgências e Emergências, e Política Nacional de Humanização.

O Hospital-Escola Emílio Carlos ocupa área física de 32.000 m2. Nele estão instalados os cursos de medicina (FAMECA), de enfermagem e de Educação Física das Faculdades Integradas Padre Albino. Atualmente, a capacidade deste Hospital é de 141 leitos operacionais, sendo 100% SUS. Dispõe do setor de Ambulatórios com 38 consultórios, distribuídos nas seguintes áreas: Ortopedia e Traumatologia, Oftalmologia, Otorrinolaringologia, Clínica Cirúrgica, Clínica Médica, Clínica Pediátrica, Psiquiatria, Dermatologia, Moléstia Infecciosas (DST-AIDS), Anestesiologia, Cardiologia, Cirurgia Geral, Gastrocirurgia, Cirurgia de Cabeça e Pescoço, Cirurgia Pediátrica, Cirurgia Plástica, Cirurgia Vascular, Clínica Médica Geral, Clínica Vascular, Cirurgia Torácica, Dermatologia, Endocrinologia, Endoscopia, Gastroenterologia, Ginecologia, Hematologia e Hemoterapia, Aconselhamento Genético, Infectologia, Nefrologia, Neurocirurgia, Neurologia, Obstetrícia, Oftalmologia, Oncologia, Ortopedia e Traumatologia, Otorrinolaringologia Geral, Pediatria, Pneumologia Geral, Psiquiatria, Reumatologia, Urologia e Geriatria. As alas de internações incluem enfermarias de Clínica Médica e de Cirurgia, Centro Cirúrgico, Unidade de Terapia Intensiva de Adultos, Unidade de Moléstias Infecciosas e Serviços de Fisioterapia, Terapia Ocupacional e Quimioterapia. Oferece também laboratórios de Análises Clínicas, de Histopatologia, Biologia Molecular e Genética. O Hospital participa das políticas prioritárias do SUS como Hospital Sentinela, atenção ao portador de AIDS e Política Nacional de Humanização.

Núcleo de Apoio ao Estudante - NAE – As Faculdades Integradas Padre Albino oferecem programas de apoio ao estudante nos aspectos pedagógico, psicológico, cultural, assessoramento jurídico e orientação financeira.

Após a graduação as FIPA oferecem cursos de Pós-Graduação “Lato sensu” e programas de Residência Médica em diversas áreas como Clínica Médica, Cirurgia Geral, Obstetrícia e Ginecologia, Pediatria, Ortopedia e Traumatologia e Cirurgia Plástica e outros programas de educação continuada.

Faculdades Integradas Padre Albino - Medicina Catanduva – FAMECA
Campus Sede – Rua dos Estudantes, 225 – Parque Iracema
CEP 15809-144 – Catanduva – SP
Site: www.fundacaopadrealbino.org.br ou www.fipa.com.br ou www.fameca.br
E-mail:  secretaria.fameca@fipa.com.br
Fone: (17) 3311-3222 - Fax (17) 3311-3225

 

 

 

 

I topo|