MANUAL DO CANDIDATO

O conteúdo desta página requer uma versão mais recente do Adobe Flash Player.

Obter Adobe Flash player

Faculdade de Ciências da Saúde de Barretos Dr. Paulo Prata

  • MENSAGEM AO CANDIDATO
    • Prezado Candidato,

      A Faculdade de Ciências da Saúde de Barretos Dr. Paulo Prata (FACISB) foi criada dentro de princípios humanitários que sempre nortearam a vida de seu patrono que desde o início de sua brilhante carreira de médico praticava o atendimento humanizado aos doentes carentes e seus familiares. Esta semente plantada pelo Dr. Paulo Prata germinou culminando com a construção do Hospital de Câncer de Barretos, hoje gerido pela Fundação Pio XII, e considerado um dos maiores e melhores hospitais especializados no tratamento de câncer da América Latina.

      Imbuído neste espírito, o Sr. Henrique Prata resolveu criar a Faculdade de Medicina objetivando formar médicos competentes, peritos na arte de curar, mas, com um perfil humanista, isto é dentro dos princípios e dos preceitos de respeito à dignidade humana, tomando a si o paciente não considerando apenas o seu corpo enfermo, mas sua integral constituição como ser humano.

      Para tanto, a matriz curricular foi construída de forma a fornecer ao futuro médico uma formação técnica de alto nível e que ao longo de todo o curso o aluno possa interagir com os aspectos éticos e humanitários que norteiam a prática da medicina humanizada.

      Sejam bem-vindos.

      Prof. Dr. José Alves de Freitas
      Coordenador do Curso de Medicina da FACISB

  • FACULDADE DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DE BARRETOS DR. PAULO PRATA
    • Com uma metodologia de ensino focada na formação de profissionais competentes, humanistas e éticos, a instituição, cujo funcionamento foi aprovado através da portaria de nº 1.479 de 07 de outubro de 2011 editada pelo MEC, iniciou seu curso de Medicina no primeiro semestre de 2012.

      A Faculdade de Ciências da Saúde de Barretos Dr. Paulo Prata (FACISB) tem como missão: "Compromisso permanente em oferecer educação superior na área da saúde com excelência acadêmica e responsabilidade social, fundada nos princípios da qualidade dos serviços prestados, da gestão participativa e da valorização da pessoa".

      As dependências físicas que abrigam a FACISB foram projetadas e construídas de modo a garantir ao aluno que apresenta necessidades educacionais especiais a utilização, com segurança, de todos os espaços pedagógicos. O acesso ao pavimento superior está assegurado mediante o funcionamento de dois elevadores localizados no interior da escola. A indicação dos ambientes conta com placas escritas em Braile e Língua Brasileira de Sinais.

      Com um corpo docente de mestres e doutores, a Faculdade possui parceria com a Universidade do Minho, de Portugal, renomada instituição europeia que propõe um projeto pedagógico diferenciado, estimulando a investigação e o espírito científico dos estudantes. O sistema de ensino é híbrido utilizando ferramentas como: aprendizado baseado em problemas; aulas expositivas, aprendizado baseado em casos; tutorias; mentoring e Práticas de habilidades médicas.

      Além da excelente estrutura física, serão também utilizados como cenários de ensino: O Hospital de Câncer de Barretos, o IRCAD, Santa Casa, Secretária Municipal de Saúde, Diretoria Regional de Saúde e os Ambulatórios Médicos de Especialidades (AMEs) de Barretos.

      Visite o nosso site: www.facisb.edu.br

  • O CURSO
    • O Curso de Medicina da FACISB foi autorizado através da portaria de nº 1.479 de 07 de Outubro de 2011. Fundamentado no tripé: ensino pesquisa e extensão desde o início do curso o aluno participa do sistema de saúde local através da integração ensino serviço comunidade em saúde. Além disto, as atividades de extensão propiciam o conhecimento da realidade loco regional favorecendo a visão integrada do social.

      O laboratório de simulações e de práticas de habilidades médicas utilizando – se manequins, modelos anatômicos e equipamentos para reprodução de procedimentos como exames ginecológicos, práticas de ressuscitação cardiorrespiratória, intubação traqueal e administração de medicamentos permitindo aprendizagem mais segura, sem riscos ao paciente e com possibilidades de repetição do procedimento até que o aluno tenha segurança na sua execução.

      O corpo docente, formado por mais de 80 % de mestres e doutores, são contratados, quase todos por 40 horas semanais permitindo uma maior disponibilidade para auxiliar os alunos nas suas tarefas  não só na graduação como na pesquisa, extensão e nas suas dificuldades habituais como seres humanos.

      A biblioteca é moderna e informatizada permitindo aos usuários acesso a bases de dados nacionais e estrangeiras para pesquisas científicas. Com acervo atualizado dispõe de áreas para estudos individuais e em grupos.